Devemos tomar suplementos nos dias que não treinamos?
Seguindo o mesmo princípio da ideia do artigo “O que comer antes e depois do treino“, onde explicamos que a dieta não tem que focar só nesse período do dia ou apenas nos dias de treinos, serve também para suplementação.
Com exceção apenas para a Maltodextrina ou Dextrose, já que com uma boa alimentação e consumindo carboidratos nas refeições, não há necessidade de suplementar com carboidratos nos dias que não treinamos, pois o consumo de energia é bem menor.
Em relação aos suplementos proteicos vamos por bom senso e pelo nosso bolso claro. Sabemos que a proteína é essencial na construção e recuperação muscular, no qual ocorrem todos os dias, inclusive nos dias de descanso.
Lista de suplementos que iremos abordar:
Além da maltodextrina e dextrose já explicado no início desse artigo, nesse guia iremos falar também dessas substâncias:
- Whey Protein;
- Albumina;
- Creatina;
- Pré-treinos;
- BCAA;
- Glutamina;
- Caseína;
- Tribulus Terrestris,
- ZMA;
- Waxy Maize;
- Palatinose;
- Hipercalórico;
- Termogênico,
- L Carnitina;
- Óleos de peixe, Cártamo, Prímula e ômega 3, 6 e 9.
Devemos tomar suplementos nos dias que não treinamos?
Whey Protein
A Whey Protein tem como horários mais indicados o pós-treino e ao acordar, nos dias que não treinamos, podemos colocar a Whey ao acordar para evitar ainda mais o catabolismo, pelo tempo que ficamos sem se alimentar.
Mas pelo seu elevado custo, pode doer no bolso, então uma alternativa que eu sempre faço em épocas mais apertadas de dinheiro, é substituir a Whey Protein pela albumina nos dias que não treino, no período da manhã e se necessário também antes de dormir. Isso vale para qualquer tipo de whey protein, seja a concentrada, isolada ou hidrolisada.
Resumindo, se o seu bolso permite, tome whey protein todos os dias que treinar ela normalmente no pós treino e quando não treinar, pode ser ao acordar ou próximo do período de treino. Caso o bolso não permita, quando não treinar, tome albumina ao acordar e antes de dormir.
Lembrando que isso vai depender também dá sua ingestão de proteínas diária.
Dica para não gastar muito
Para não gastar muito dinheiro com whey protein e ainda ter um produto de excelente qualidade, para poder tomar sempre que puder, a dica é comprar direto do fabricante, com excelente matéria-prima e preço justo, além da Growth Supplements ser nossa parceira há muitos anos e de total confiança. Clique aqui para conferir o preço e opções de sabores.
Albumina
Como dito acima, a albumina é um excelente substituto da whey protein no dia que não treinamos.
Caso você já faça o consumo de albumina durante todos os dias de treino, por exemplo, consumindo ela a noite antes de dormir e tomando o whey apenas no pós treino, você pode nos dias de descanso tomar a albumina 2 vezes, além de antes de dormir, também pela manhã antes da primeira refeição e no período da tarde.
Lembrando sempre, que ter que estar alinhando com seu consumo diário de proteínas, por isso a importância de calcular. E quando for fazer o calculo, conta proteínas de todas as fontes, alimentação sólida e suplementação.
Creatina
A Creatina tem que tomar todos os dias, ele é de efeito acumulativo no organismo, e para manter sua alta concentração nos músculos, devemos consumir a creatina todos os dias, isso vale também para o NO2 (Óxido Nítrico) que contém creatina em sua composição.
Outros pré-treinos
Outros pré-treinos onde a composição básica é feita de arginina e cafeína para dar mais disposição nos treinos, tome apenas nos dias que treinar e no descanso, pode interromper o uso.
A ação da arginina e cafeína são de efeito agudo ou imediato e não crônico como a creatina, onde é necessário o uso continuo para ter os resultados esperados.
BCAA
BCAA apenas nos dias de treino, já que com uma dieta bem elaborada dá para suprir as necessidades desses aminoácidos além de já consumirmos uma boa quantidade no Whey Protein.
Glutamina
A Glutamina pelo seu elevado custo, fica de acordo com seu bolso e seus objetivos, se você acha que não consegue suprir só com a alimentação e os outros suplementos, fica ao seu critério. Como a glutamina possui vários benefícios além da construção muscular, seria indicado tomar todos os dias, mesmo quando não treinar.
Caseína
A Caseína é a proteína de absorção mais lenta que existe, por isso sua suplementação é também indicada para antes de dormir, pelo tempo que ficaremos sem ingerir alimentos.
Ai também vai depender do seu bolso, já que seu custo é elevado. Caso queira economizar, você pode consumi-la nos dias de treino no período indicado, e quando não treinar, coloque a albumina no lugar.
Tribulus Terrestris
O consumo de tribulus terrestris deve ser diário, sem pausas! Como sua ação principal no ganho de massa muscular é auxiliar na produção de testosterona, um hormônio altamente anabólico, sua concentração no organismo deve ser constante para que possa surtir os efeitos esperados.
Leia também:
+ Tribulus Terrestris – Para que serve, se funciona, 5 benefícios e como tomar
ZMA
A mesma situação para o ZMA. Não deve haver pausa no consumo do suplemento ZMA. Sua ação além de benéfica para hipertrofia, favorece também a imunidade, tem ação diurética, aumento de força, dentre outras vantagens.
Waxy Maize e Palatinose
A indicação para waxy maize e palatinose são as mesmas que para a maltodextrina e dextrose. Por conter carboidratos, e mesmo sendo de baixo índice glicêmico, também pode engordam se consumidos em excesso.
Como nossa queima de energia é bem maior nos dias de treinos, no descanso não necessitamos exceder o consumo de carboidratos, então deixe para tomar o waxy maize e a palatinose apenas quando treinar.
Hipercalórico
A mesma coisa vale para os suplementos hipercalóricos. Eles contém um blend de proteínas, mas também uma enorme concentração de carboidratos dos mais variados tipos.
A não ser que você seja bastante magro, e por indicação de um nutricionista, orientou você a tomar o suplemento hipercalórico todos os dias, então continue também nos dias que não treinar no período indicado, que pode ser junto das refeições, pré e pós treino, enfim, como dito, conforme sugeriu o profissional.
A indicação de seu consumo costuma ser uma dose antes dos treinos e outra antes de dormir.
Nos dias que não treinar, tome uma dose no período próximo que costuma treinar e outra normalmente antes de dormir.
Termogênicos e emagrecedores
Termogênico
Já com o termogênico é diferente, composto na maioria por cafeína e outras substâncias que aceleram o metabolismo e tem como foco o emagrecimento e queima de gordura , diferente dos suplementos pré-treino onde sua ação é mais focada em aumento da disposição durante os treinos, o consumo do termogênico acaba sendo diário, tanto nos dias treino como de descanso, para pode exercer a ação desejada, já que ela tem que ser constante.
Muitos deles tem sua recomendação tomar logo pela manhã, então que assim continue no descanso.
Outros termogênicos são indicados tomar um pouco antes dos treinos, quando não treinar, tome próximo desse período e pelo menos 6 horas antes de dormir para não afetar seu sono.
L Carnitina
A L Carnitina também deve ter seu consumo diário sem interromper o uso. Tomando normalmente nos dias de treinar também quando não treinar, já que além de trazer disposição nos dias treinos e auxiliar na queima de gordura, a L Carnitina melhora a atividade mental, previne doenças cardiovasculares e o AVC, além de manter o bom funcionamento do figado. Com base nessa série de benefícios, seu consumo deve ser diário.
Óleos de peixe, cártamo, prímula, etc
Para os suplementos de lipídios como óleo de peixe, omega 3, óleo de cártamo, óleo de prímula, dentre outros, seu consumo deve ser diário sem interrupções na dosagem e período recomendado por um profissional.
Seus benefícios para saúde vão muito além apenas para quem se privilegia dos treinos, pois ajudam a diminuir o colesterol ruim, manutenção das funções cerebrias, prevenção de doenças cardíacas e AVC, e ainda auxilia no emagrecimento, já que estudos recentes mostraram que o óleo de peixe por exemplo, aciona enzimas que queimam gordura e quando aliada a atividades físicas, aceleram a taxa metabólica.
Multivitamínicos
Os multivitamínicos e vitaminas concentradas como a Vitamina C, Vitamina D, Complexo B entre outros, também devem ser consumidos diariamente sem pausas.
Seguindo sempre a dosagem e período do dia recomendo pelo profissional e conforme orientação do fabricante na embalagem. Seus benefícios são constantes e precisam ser ingeridos todos os dias para obter suas vantagens, sem cometer excessos, claro.
Pergunte e compartilhe
Ainda ficou alguma dúvida a respeito de algum suplemento ou termogênico e emagrecedores? Faça sua pergunta logo abaixo que em breve iremos responder. Esse artigo te ajudou? Então ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais.
Informação importante
Esse artigo segue os conceitos básicos de consumo de cada suplemento, com base em orientações de muitos profissionais da área, além de informações dos fabricantes de suplementos, mas se trata apenas de um artigo informativo e não substitui de forma alguma a orientação de um profissional capacitado.
Antes de iniciar o uso de qualquer uma dessas substâncias, procure um nutricionista e/ou médico, pois sua individualidade e objetivos devem ser respeitadas antes de tudo.